Como está o
Seu Emocional?
Seu Emocional?
E o do seu Filho Pet?
Muitas vezes alterações na saúde física de um animal não surgem apenas de disfunções orgânicas, mas sim também de reflexos de desequilíbrios emocionais.
Por isso, é muito importante estarmos atentos para observar as suas emoções e saber como agir em caso de desarmonia, desequilíbrio, antes mesmo que ele venha apresentar alguma alteração física na sua saúde.
Muitas pessoas, questionam, "Será que os animais possuem emoções, assim como nós?", lógico, de pronto respondemos, principalmente nós que convivemos com os animais, mas além dessa nossa certeza por vivência real, hoje existem estudos que comprovam a existência de emoções básicas nos Pets, como raiva, alegria, medo, tristeza e repulsa, os cães e gatos com certeza são seres Sencientes, ou seja seres que vivem e sentem as emoções.
Quem nunca observou a semelhança entre os Filhos Pets e Pais de Pets? Em muitos casos as emoções que o animal apresenta provêm de um fenômeno que chamamos "espelhamento emocional"ou seja o animal reflete as emoções que se manifestam no ambiente familiar (como depressão, tristeza, raiva, euforia...), eles absorvem as energias do ambiente familiar. E por este motivo, para haver resultados efetivos sobre a saúde emocional do animal, é importante verificar-se também como está o ambiente emocional da sua família.
Essa ligação estreita, muitas vezes cria uma dependência excessiva que é demonstrada por uma carência afetiva que não consegue ser suprida, e entra em um espiral crescente e descontrolado, trazendo graves consequências emocionais e consequentemente físicas ao animal e seus tutores.
Outro aspecto importante a se considerar nos dias de hoje, dentro desta questão de desarmonia afetiva, é a vida agitada e o excesso de compromissos pessoais que os Pais de Pets tem, principalmente nos grandes centros urbanos. Tal situação tem feito com que os Pets permaneçam sozinhos por longos períodos de tempo e em locais fechados, confinados, muitas vezes desconsiderando suas reais necessidades, seus instintos e sua qualidade de vida.
Não podemos esquecer que os Pets não são seres humanos, portanto tem suas necessidades, seus instintos, precisa correr, brincar, latir, cavar e não somente ocupar um lugar de Supressor de Carências Afetivas dos seres humanos.
O desconforto do confinamento e o tédio da solidão podem levar a um estado emocional que exige atenção, podem acarretar ao animal problemas psicológicos, comportamentais e de saúde. Animais se tornam ansiosos, destruidores, raspam portas, se lambem, se mutilam, latem o dia inteiro...
Não podemos fechar os olhos para isso, fingindo que nada acontece.
Precisamos com URGÊNCIA cuidar do emocional dos filhos Pets, para que se adaptem da melhor forma possível nesse contexto que estão inseridos, sem ao menos terem tido a oportunidade de escolha.
Se vc AMA seu filho Pet, cuide do emocional dele e de sua família.
Os Florais são maravilhosos, pois equilibram as emoções em desequilíbrio. Em meu trabalho equilibro sempre o Filho Pet e também a Família Pet...
Conheça mais um pouco sobre a Terapia Pet Floral, podemos conversar em sua casa
Dra. Jackline Pinto
Autora do livro "Florais para Cães"
Med.Veterinária e Terapeuta Floral e Comportamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário